LÍDER, VOCÊ CONHECE BEM A SUA EQUIPE?

Cada membro da sua equipe é único, tem expectativas e objetivos diferentes, certo? Portanto, para aproveitar ao máximo o potencial individual, você precisa conhecer bem o perfil da sua equipe. Fazendo isso, você sai na frente com essas vantagens principais:

Compatibilidade: Você vai conseguir montar equipes de alta performance. Fica mais fácil ter resultados quando temos alinhamento entre os diferentes perfis.

Evita conflitos: Ao conhecer o perfil das suas equipes, você pode identificar tipos conflitantes presentes em cada uma delas. Divergências podem ser construtivas, mas em excesso prejudicam o desempenho final. 

Une perfis complementares: Da mesma forma que alguns tipos de perfis se confrontam, outros com habilidades e características diferentes podem se complementar mutuamente.

Sabe quem deve estar na sua empresa: Conhecer o perfil das suas equipes não é relevante apenas para o seu contexto atual, mas também para futuras contratações. Alguns profissionais, por mais capacitados que sejam, não têm seus objetivos alinhados à empresa. Isso pode prejudicá-los ao buscar suas próprias metas, assim como as da empresa.

Essas 4 vantagens, de maneira geral, vão te permitir saber se cada membro da sua equipe realmente tem o perfil certo para as atividades que estão sob sua responsabilidade. É dessa forma que você começa a potencializar os resultados da sua equipe: CONHECENDO BEM CADA UM DELES.

Você já deve ter ouvido falar do DISC, que é uma metodologia utilizada para diversos fins como:

Processos seletivos

Promover pessoas,

Programas de coaching

Treinamento em empresas

Aprimorar o autoconhecimento

Elaborar planos de carreira

Identificar se as pessoas estão nas funções certas

Desenvolver lideranças

Identificar necessidades de desenvolvimento

Melhorar processos de comunicação

Analisar equipes entre outras

Identificar as pessoas de alta performance

Identificar estratégias de motivação

Melhorar os relacionamentos

O que é o DISC

Quando pensamos em perfil comportamental nos remetemos aos gregos acreditavam que os quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar) influenciavam o comportamento das pessoas. Hipócrates, frequentemente chamado de o pai da medicina Ocidental, acreditava que nosso comportamento era determinado pelo equilíbrio dos nossos quatro fluidos corpóreos essenciais: se o nosso sangue predomina, somos “alegres” de temperamento; se a nossa bile negra predomina, somos “sombrios” de temperamento; se é a nossa bile amarela, somos “entusiásticos” de temperamento; e se é o nosso fleuma, somos “calmos” de temperamento. Depois surgiu o conceito de colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico como tendências comportamentais das pessoas.

O psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. É uma metodologia neutra, ou seja, não há um padrão comportamental que seja sucesso e outro que indique fracasso. Não existe perfil comportamental certo ou errado. É sempre interessante o uso de outros instrumentos em conjunto com o DISC para coletar mais dados sobre a pessoa a fim de fazer um plano de desenvolvimento mais adequado. Não somos limitados pelo seu perfil comportamental.

É uma análise rica e que nos traz muitas informações acerca de nós mesmos ou de nossas equipes. É uma grande oportunidade de entendermos nossos potenciais e as oportunidades de crescimento. Nesse texto compartilho um pouco das características de cada perfil para você avaliar com o que mais se identifica. Esclarecendo, podemos ter dois ou até três perfis predominantes. O ideal é você responder o questionário para entender exatamente qual é o seu perfil comportamental, mas acredito que lendo sobre cada um, talvez você consiga se identificar ou até o comportamento das pessoas que são mais próximas a você.

São 4 perfis comportamentais, vamos a eles:

Dominante

As pessoas com esse perfil comportamental têm autoconfiança, são rápidas em suas decisões e obstinadas para entregar resultados. Tem necessidade de estar no comando e buscam oportunidades de crescimento dentro da empresa. Não tendo os desafios da predominância muito forte do Dominante, são excelentes líderes porque fazem duas equipes trazerem resultados.

A maior dificuldade de um dominante é entender o ritmo dos outros. Geralmente essas pessoas têm o raciocínio muito rápido e perdem com facilidade a paciência com os perfis mais lentos. A lentidão e o excesso de sentimentalismo os deixam irritados. Podem ser vistos como agressivos e arrogantes por terem um comportamento mais direto.

Lidar com um dominante é mais fácil pelo fato de que você sabe exatamente como ele é, geralmente são super transparentes, falam o que tem que falar para você diretamente.

Precisam prestar atenção em suas emoções e no autocontrole, pois quanto mais alto for o grau da dominância, maior a tendencia de ter mais pavio curto ou ter acessos de raiva.

Na comunicação eles esperam que as pessoas sejam rápidas e objetivas, o que é um grande desafio já que todos convivemos com todos os tipos de perfis diariamente. Então se você convive com um dominante seja claro, específico e direito ao ponto. Não enrole, senão rapidamente ele vai perder o interesse no que você está falando.

Tem grande valor para a equipe sendo uma pessoa que tem macrovisão, consegue enxergar um cenário completo. Tem um ritmo rápido e iniciativa para começar os projetos, tendo foco na ação. Tem bastante energia para fazer suas tarefas e são motivadas por desafios.

Uma dica para aliviar o estresse de quem se identifica com esse perfil é fazer atividades físicas que levem a exaustão ou de natureza competitiva. 

Se você lidera alguém com esse perfil, treine suas habilidades de trabalhar em equipe e proporcione tarefas desafiadoras. Não deixe cair na rotina porque isso o levará a desmotivação muito rapidamente.

Uma curiosidade: geralmente caminha de forma rápida e em linha reta, partindo do princípio que os outros vão desviar.

Você se identifica com o perfil Dominante?

Influente

As pessoas com esse perfil comportamental geralmente são mais extrovertidas, descontraídas e bem humoradas. O influente quando chega em um ambiente não passa desapercebido. Tem grande necessidade de interagir e verbalizar. Busca estar na presença de pessoas com frequência. São otimistas e procuram sempre ver o lado bom das coisas, mesmo quando a situação não é muito favorável.

A maior dificuldade de um influente é manter o foco em uma única atividade ou em atividades que exijam muito controle e organização. Além disso não contém suas emoções, geralmente deixam transparecer o que estão sentindo, independente das circunstâncias.

Se incomodam bastante com muitas regras e detalhes. Por isso fogem de trabalhos que exijam muito nesse sentido.

Trazem benefícios para uma equipe sendo persuasivos, agregadores e bons motivadores. São criativos e tem grandes ideias trazendo inovação para sua equipe.

O excesso de influência pode fazer com que a pessoa seja promotora de si mesma e tenha dificuldade em ouvir o outro. Se você percebe essa característica precisa desenvolver a escuta. Quer fazer um exercício? Se observe durante um único dia, veja se você usou mais a habilidade da fala ou da escuta.

Uma dica para aliviar o estresse de quem se identifica com esse perfil é ir a happy hours, conversar e se divertir com outras pessoas. A troca com outras pessoas gera uma energia incrível para esse perfil.

Se você enxerga alguém com essas características convivendo com você, não se comunique com essa pessoa de forma ríspida, arrogante ou impessoal. Você não vai conseguir impactá-la com a sua mensagem e vai deixá-la bem aborrecida.

Se você lidera um influente nunca o deixe trabalhando em uma sala sozinho, isso pode atrapalhar sua produtividade, ele necessita de interação com outras pessoas.

Uma curiosidade: pessoas com esse perfil sorriem com naturalidade, gesticulam com muita frequência e são bastante intensas.

Consegue perceber alguém com esse perfil no seu trabalho, entre seus amigos ou mesmo na sua família?

Estável

Geralmente as pessoas com esse perfil são calmas, pacientes, gentis e com maior facilidade para ouvir e refletir antes de falar. Não são as pessoas mais rápidas para iniciar um projeto, mas tem consistência, terminando os projetos que iniciam. Gostam de ter tempo para planejar e são cooperativas.

Tem necessidade de viver em harmonia, de estar em ambientes tranquilos e terem tempo para reflexão. Geralmente não mostram suas emoções, apesar de serem muito emotivos. Também são mais introvertidos.

A maior dificuldade do estável é agir com rapidez e independência e isso pode fazer com que ele não saia do planejamento e tenha dificuldade de iniciar as coisas. Sabe quando você tem todas as suas metas super organizadas, escritas, mas não sai do papel? Pode ser por conta da intensidade desse perfil.

Traz grandes benefícios para uma equipe porque são leais, tem muita facilidade de reconciliar as pessoas, estabilizar relações de conflito e como tem um pensamento lógico, pode fazer o time voltar a realidade quando estão “viajando” em alguma ação que é inviável.

Quando for se comunicar com um estável mostre interesse sincero por ele, ouça e seja receptivo.

Uma dica para aliviar o estresse de quem se identifica com esse perfil é estar em ambientes familiares ou ter seu momento de reflexão sozinho.

Se você lidera um estável, crie um ambiente de trabalho acolhedor e que apresente espaço para discordâncias. Não dê muitos projetos de uma vez para ele cuidar.

Uma curiosidade: esse perfil costuma enviar e-mails longos e com muitas informações além de ter um tom pessoal.

Tem alguém assim no seu time?

Conforme

Quem tem esse perfil geralmente é ligado em detalhes, para esse perfil não passa nada. São discretos, tem um pensamento lógico e muito observadores. Exigentes consigo mesmo e com os outros, às vezes apresentam um perfeccionismo exagerado.

Tem necessidade de fazer tudo certo, sofre muito com a possibilidade de errar. Possui dificuldades em se expor, mas tem excelentes ideias. Se você lidera alguém com esse perfil o estimule a falar e participar das reuniões, você pode se surpreender com o tanto de soluções que ele pode apresentar para os problemas.

Falam pouco porque são mais de observar e ouvir, mas tem um poder de síntese incrível. Chame um conforme depois de uma reunião para conversar contigo, e ele vai te dar um resumo do que foi falado e ainda sugestões que ninguém havia pensado.

São vistos como pessoas preocupadas e mais pessimistas. Quanto maior a intensidade do perfil, mais preocupado é com erros e críticas. Não lida bem com críticas, principalmente as feitas na frente de outras pessoas ou sem nenhum fundamento.

Para o time trazem vários benefícios como alto padrão de qualidade e sempre fazendo as perguntas certas, o que ajuda a evitar um plano de trabalho raso. São bastante questionadores e objetivos.

Se você vai conversar com uma pessoa desse perfil prepare sua argumentação com antecedência, tenha uma abordagem direta e franca e dê-lhe informações.

O que alivia seu estresse é ficar sozinho em silêncio, organizar coisas ou coleções.

Uma curiosidade: esse perfil tem a tendencia de demorar muito para efetuar uma compra porque ele precisa de todas as informações necessárias e fazer comparações para fazer a melhor escolha.

Conhece alguém com esse perfil?

É importante saber que podemos desenvolver características de outros perfis se isso nos ajudar a ter melhor performance, mas não mudamos a nossa essência. Quando temos clareza de todos nossos pontos fortes e de melhoria, nos aceitamos melhor e mudamos aquilo que é importante.

Quando um líder conhece bem o seu time ele consegue extrair o que tem de melhor em cada um, o talento de cada um. Também consegue criar um plano de desenvolvimento individual para alcançar melhores resultados.

Consegue identificar seus liderados? Consegue enxergar qual é o seu perfil comportamental?

Faça o Mapeamento Comportamental do seu time e tenha resultados extraordinários.

Se esse artigo ajudou você der alguma forma, compartilhe.

Se quiser saber mais sobre o assunto me chame no WhatsApp, será um prazer falar com você!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conteúdo relacionado