É comum, ao longo de nossas vidas, fazermos escolhas baseadas no que está fora e não dentro de nós. Muitas vezes na hora de escolher a profissão nem nos conhecemos direito, o que dirá ter a certeza do que queremos fazer profissionalmente até o fim da vida. Quando prestamos vestibular aos 17 ou 18 anos, geralmente já passaram em nossas cabeças várias possibilidades de profissão que queríamos seguir. E isso é absolutamente normal. Ou seguimos as carreiras de nossos pais. Você não conhece ninguém que se formou em Direito porque o pai já exercia essa profissão? Ou que escolheu ser médico porque a família toda é de médicos? Também é absolutamente normal. O fato é que chega um determinado momento da vida que alguma coisa incomoda, e você quer fugir, quer buscar coisas novas, quer mudar. 

Vejo várias pessoas questionando o que faz um coach, e mais além, o que faz um coach de carreira. Vamos tentar clarear um pouco. O coach é um profissional que ajuda as pessoas a saírem do estado atual para chegarem ao estado desejado. Vamos supor que hoje você esteja em um trabalho que não traz realização. Todos os dias é um martírio para sair de cama. Aos domingos começa a dar aquele desanimo de saber que no dia seguinte começará tudo novamente. Você não se encaixa naquele ambiente, aquilo não preenche a sua vida, não te faz brilhar os olhos. Você então pensa que precisa mudar, que quer buscar outra carreira, quer alcançar um cargo de liderança ou não quer mais trabalhar para ninguém, a não ser você mesmo.

Nesse momento entra o trabalho do coach. O coach ajudará esse profissional a identificar com clareza seus objetivos, criando e desenvolvendo mecanismos e estratégias para alcançá-los. Durante todo o processo o coach vai provocar reflexões de quais habilidades tanto comportamentais quanto técnicas são necessárias para alcançar seu estado desejado. Juntos irão traçar um plano de metas, com tarefas que ajudem o profissional a alcançar seu objetivo. O coaching é indicado para profissionais que desejam um redirecionamento em suas carreiras, alinhando vida profissional e pessoal, equilibrando-as de acordo com suas prioridades. 

O coach de carreira atua sobre todas as fases do profissional: desde o aluno do ensino fundamental que está buscando qual carreira seguir e quer um direcionamento até o profissional já experiente que quer migrar para outra profissão ou quer assumir um cargo de liderança. O processo de coaching gera autoconhecimento, aprendizado, mudança de atitudes, crescimento pessoal, crescimento profissional. O profissional é convidado a sair muitas vezes da sua zona de conforto para refletir sobre sua vida, suas escolhas, suas prioridades. Isso ajuda a eliminar crenças limitantes, aumentar sua autoestima, e desenvolver seu potencial para atingir uma vida mais plena e alinhada com seus valores e expectativas.

Sem dúvida, o trabalho é parte significativa da vida de qualquer ser humano, e dessa forma, nada como trabalhar com o que se gosta. Tudo flui com mais naturalidade e a possibilidade de realização se torna infinitamente maior.

Quer conhecer mais sobre esse trabalho? Converse comigo!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp