Autoconhecimento

Jornada do Autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados. Possibilita fazer escolhas mais assertivas em relação a sua carreira. Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos a áreas da vida.
Através de pesquisas, que incluíam instrumentos estatísticos e inclusive conhecimentos de biofísica o Psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de dominância, influência, estabilidade e conformidade. Este é um moderno sistema de identificação de Perfil Comportamental, destinado a recrutamento e seleção de candidatos, remanejamento, construção de equipes, gestão motivacional e gerenciamento de pessoas baseado na metodologia DISC. Além do DISC, aplico outros assessments que permitem fazer um levantamento minucioso dos comportamentos predominantes e seus motivadores, como Forças Pessoais, Âncoras de Carreira, Índice de Positividade e Bem-estar, Sabotadores.

Benefícios da Jornada do Autoconhecimento:

Identificar seus comportamentos e emoções observáveis.
Entender suas tendências de como fazer as coisas e reagir a pressão.
Enxergar sua forma de expressar preferências relacionais e como os outros perfis se relacionam.
Saber quais são suas necessidades emocionais e possíveis medos.
Conhecer os fatores de motivação pessoal e profissional.
Verificar quais são os seus pontos fortes e de melhoria.
Ter mais controle em relação aos seus sabotadores.

Testes Vocacionais

Atuo com um instrumento que oferece recursos para atividades de Orientação Profissional de jovens que estão no ensino médio ou no início da carreira acadêmica e em dúvida quanto a sua escolha profissional e de pessoas que estão em transição de carreira, descontentes com a profissão atual, mas sem saber qual escolha fazer. As questões levantadas na aplicação desse exercício  te ajudam a focar sua atenção em pontos importantes para aprofundar a exploração de interesses em diversas atividades profissionais. O processo se desenvolve nas seguintes etapas:

Área educacional,
Profissional e Pessoal

onde vamos coletar informações de diversos campos para entender melhor o seu perfil.

Preferência profissional

vamos avaliar juntos quais as áreas de preferência profissional dentro de 10 blocos que possibilitam maior clareza para fazer uma escolha mais assertiva.

Preferência de
atividades

vamos avaliar juntos quais as atividades que o jovem prefere também dentro de 9 blocos.
Fechando essa fase podemos explorar os dados levantados para se entender bem os seus motivadores para as escolhas profissionais, possíveis mudanças ou alterações.

O autoconhecimento pode te levar ao seu próximo nível de desenvolvimento!
Quer fazer seu mapeamento comportamental?